Universidade de
Brasília – UnB
Curso de
Especialização em Gestão Escolar
Disciplina:
Oficinas Tecnológicas
Unidade 1:
Tecnologias e gestão escolar
Professor
coordenador: Pedro Ferreira de Andrade
Professora
tutora: Neide Lúcia Yunes Miziara
Cursista: Ligia
Correa Lustosa da Veiga
Período: 24/06 a
24/07/2013
Atividade 1:
Fichamento
FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA
Resumo:
Com
base no autor, as aplicações da Tecnologia da Informação (TI), abrem dentro do ambiente educacional, “janelas” de
comunicação com o mundo, ajudam no planejamento de aulas mais dinâmicas e
significativas. Todavia, para que os avanços da tecnologia da informação sejam
viabilizados na prática pedagógica, sendo aplicados no cotidiano da sala de
aula, faz-se necessário que os professores dominem os conceitos e as práticas
relacionadas com a tecnologia.
No concernente às TI nas escolas, como aliado tanto do
professor quanto da equipe gestora, o autor nos propõe analisar as distinções
no tangente ao conhecimento, ao dado e a informação. Onde do ponto
de vista educacional, o autor deixa a sua conceituação clara, levando a uma
visão de mundo que distingue o ser humano da máquina, pois somente o homem pode
transformar informação em conhecimento, gerando novos conhecimentos através das
ações sobre as informações como: da comparação entre as informações, da
consequência, das conexões e da conversação.
Neste sentido, o autor enfoca a necessidade de ter um ambiente
informatizado em uma instituição escolar, bem como para a criação desse
ambiente levando em conta pontos importantes como: organização das informações
mais importantes; iniciar com um projeto-piloto; trabalhar em múltiplas frentes
simultaneamente (tecnologia, organização, cultura);não adiar a implementação
dos estudos relativos a aspectos que são
problemáticos; e envolver toda a organização.
Enfoca que para a implementação de novas
tecnologias nas organizações na escola, é necessário uma visão mais estruturada
sobre os ingredientes chaves: alinhamento, comprometimento e domínio, bem como
as fases a serem considerados durante essa implementação: criação do contexto
para a TI; desenho de sistemas de TI e a instalação do sistema de TI que vai
ser utilizado.
Citações
principais do texto:
“Sabemos também que
esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as
práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho
pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula” (p.1).
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais
profundo e bem mais rico do que os dados e as informações (...) que o
conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências
e informações” (p.3).
“A capacidade de
transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina
sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente
humana” (p.4).
“A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada
nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de
colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de
momentos de troca de experiências entre professores e funcionários. A
implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na
escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura
escolar” (p.6).
Comentários:
Ao
ler o texto, fica claro que estamos vivenciando a época da tecnologia,
tecnologia essa que apesar de estar alastrada em todo espaço ainda é foco de
questionamentos e análise quanto à tecnologia poder ser aliado da equipe de
gestora da escola. Os benefícios já são de fato comprovados, porém os meios de
acesso e o preparo ainda encontram-se distante ou até mesmo precário. Há de se
pensar na formação tecnológica de todos os envolvidos na escola.
Considerando que estamos nos encaminhando para uma
sociedade informatizada. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
(TICs) facilitam os serviços administrativos concernentes a Gestão e abrem uma
gama de possibilidades de ação pedagógica virtual aos professores e a escola.
Com base em algumas experiências pessoais, fica
clara a necessidade da implementação das novas tecnologias serem inseridas em
todos os ambientes escolares, muito embora nossa secretaria de educação não
veja assim, pois faz de tudo para atrapalhar - por exemplo: dificultando as
implantações de laboratórios de informática bem como disponibilizando internet
de baixa velocidade para escolas, quando disponibiliza.
Assim como o autor, temos enquanto profissionais
envolvidos na escola e em busca de um ambiente informatizado,
buscar ferramentas para estimular nosso ambiente escolar, tornando assim, as
aulas mais interessantes e alunos mais participativos. O gestor por sua vez, não
poder agir de forma diferente com a implementação das TI no espaço escolar,
afinal, os gestores, a partir da sua ampla formação, podem possibilitar e
influenciar a aplicação de diversas tecnologias no ambiente escolar.
Questionamentos:
As
tecnologias da Informação (TI) surgiram para facilitar a vida de todos os
membros das instituições de ensino, mas é necessário encará-las como
ferramentas necessárias, que, quando utilizadas por todos, podem resultar em
melhoria no ensino, mesmo que a região seja carente e apresente dificuldades no
aprendizado, além da agilidade nos processos pedagógicos e técnicos
administrativos. Diante disso, questiono: até que ponto as funções e os papéis
da tecnologia estão sendo aplicados de forma a contemplar todos os envolvidos? Existem
realmente ambientes informatizados nas escolas públicas? Estes ambientes
informatizados estão sendo usados de forma a promover o conhecimento? Do ponto
de vista dos gestores, as TI são aliadas ou consideradas mais um empecilho na
sua gestão?
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